sábado, 23 de abril de 2011

O QUE É LITERATURA?


“O mundo é um palco,
E todos os homens e mulheres são meros atores.
Eles têm suas entradas e saídas,
E um só homem faz muitos papéis...”
                                      Shakespeare.
O que é literatura segundo Afrânio Coutinho
         “A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e como os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social.
         O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades factuais. Os fatos que manipula não têm comparação com os da realidade concreta. São as verdades humanas, gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro.
         A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana.”
TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO-LITERÁRIO
         Relacionando o texto literário ao não-literário, devemos considerar que o texto literário tem uma dimensão estética, plurissignificativa e de intenso dinamismo, que possibilita a criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem. É, portanto, um espaço relevante de reflexão sobre a realidade, envolvendo um processo de recriação lúdica dessa realidade. No texto não-literário, as relações são mais restritas, tendo em vista a necessidade de uma informação mais objetiva e direta no processo de documentação da realidade, com predomínio da função referencial da linguagem, e na interação entre os indivíduos, com predomínio de outras funções como a denotativa, e é passível de uma única interpretação.
A produção de um texto literário implica:
Ø A valorização da forma
Ø A reflexão sobre o real
Ø A plurissignificação
Ø A intangibilidade da organização lingüística
         O poeta francês Paul Valéry assinala uma interessante distinção entre o literário e o não-literário:
Texto não-literário: quando resumido, sobra o essencial.
Texto literário: quando resumido, perde-se o essencial.
         A literatura tem, pois, uma linguagem específica. Uma linguagem que lhe é própria e que não pode ser mudada sem perder o seu encanto. Ela se diferencia das várias linguagens humanas por um complicado número de fatores, entre os quais, o mais importante é a vontade de beleza formal que quase todos os escritores possuem.
Descuidar do lixo é sujeira
       Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência [de uma das filiais do McDonald’s] deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigo. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão.              (Veja São Paulo, 23/12/1992.)
O Bicho
Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
PROSA x POEMA x POESIA
Prosa: Prosa é o nome que se dá à forma de um texto escrito em parágrafos.
Poema: é o objeto poético, o texto onde a poesia se realiza. (é a parte gráfica da poesia)
Poesia: Sobre esta visão aristotélica, Ariano Suassuna considerou que a poesia, no sentido grego, significa criação. Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções pó meio de uma linguagem.
         “Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substancia imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe por si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta.”
         O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas”.
         ESTILO LITÉRARIO
         É o estilo que apresenta uma fisionomia geral, própria e inconfundível em cada época, sem obliterar os estilos individuais, fundamenta-se no predomínio de elementos comuns, que marcam a tendência de uma época.
          O mundo real serve de ponto de partida para literatura, é dinâmico. Isso significa que a concepção de mundo varia de acordo com a época, ocasionando assim mudanças na maneira de expressar a realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário